27 de junho de 2005

Bone (num volume). Jeff Smith (Cartoon Books)


Há uns anos atrás, na revista flirt, escrevi sobre o Bone dizendo qualquer coisa como "lembram-se daquelas tardes sem nada para fazer, em que nos setávamos no chão de alcatifa com um copo de leite com chocolate quente e umas bolachas e nos entregávamos à leitura das aventuras da família do Donald?". O meu objectivo era precisamente aproximar a obra de Jeff Smith ao mesmo glamour e sensações despertadas pelas aventuras em família imaginadas e desenhadas por Carl Barks, mesmo num momento da nossa vida em que não sabíamos existir Barks (era o próprio walt Dinsey que fazia tudo!). Esta é ainda a mesma atitude a manter com a edição, em um só volume, de toda a série - exceptuando todo o material extra (Stupid, stupid rat tails... e Rose; vejam http://www.boneville.com/ para mais informações). Smith está com certeza a responder a toda uma sua educação, que terá Barks, Melville e aquele tal livrito sobre anéis que os iletrados gostam muito de chamar de "clássico da literatura" (apetece ser arrogante e perguntar de imediato, "já ouviu falar de Aristófanes?")...
A razão por este entusiasmo é precisamente porque esse é o território em que Bone opera. Afinal, não é seu objectivo retransformar as especificidades da linguagem da banda desehada, nem complexificar a trama temporal de uma narrativa, nem fazer experimentalismos. É a inúmeras vezes repetida fórmula, "só quero contar uma boa história que divirta o público". Mas se bem que usualmente essa fórmula é utilizada para disfarçar mau trabalho, pequenos esforços ou objectivos gorados, no caso de Jeff Smith não poderia ser mais exacto. As suas personagens são bem acabadas, logo ao início ficamos a entender as redes que relacionam os três primos - situações de comédia muito devedoras a Barks, parece-me - e todos os desenvolvimentos se vão encaixando perfeitamente uns nos outros, seguindo depois as reviravoltas de toda a série e a sua resolução final. É, de facto, uma aliança excelente entre uma obra equilibrada e um divertimento para o seu alargado público. É uma prova também de que é possível fazer essa aliança, como poucos o fazem nos nossos dias, apesar de existirem excepções, como alguns álbuns da colecção Poisson Pilote, títulos já aqui indicados (Socrate e Issac, p. ex.).
Mesmo para aqueles que já acompanharam a série em comics, ou a cada tradepaperback, há um certo prazer em reler duma assentada isto tudo, e poder ver no fim do volume o número 1332! Quanto aos que nunca leram, que prazer será poder descobri-la assim... Posted by Hello

2 comentários:

Ferrão disse...

Só não adquiri este magnífico volume, que reúne todos os comics de Bone, porque segui este título religiosamente aquando da sua saída. Adoro o mundo de fantasia criado por Jeff Smith e as aventuras dos primos Bone, esta é sem dúvida uma obra que deve fazer parte da estante de qualquer bedéfilo que se preze.

Pedro Moura disse...

Para todas as pessoas que passem por esses problemas, de terem colecções a meio e se sintam tentados na compra deste volume ou de outros que melhor completem determinada série, história, etc., só posso dizer, deixai-vos cair na tentação!
Sai caro, mas sai bem.