29 de setembro de 2008

Filipe Abranches em Ourense.

Por ocasião da participação de Filipe Abranches nas XVIII Xornadas de Banda Deseñada em Ourense, fui convidado a escrever um breve texto sobre seu trabalho para O Fanzine das Xornadas.
Basta entrar no site do festival, e fazer o download do pdf d'O Fanzine... O meu pequeno artigo está na página 24, mas é apenas um aproveitamento de alguns apontamentos e textos anteriormente publicados, mormente o do catálogo do FIBDA, para o qual escrevi um maior texto sobe o autor.
N'O Fanzine ainda se poderá aprender sobre os trabalhos de Enrique Flores e Roque, e ler uma divertida, ainda que escatológico-porno, banda desenhada de David Rubín, entre outros trabalhos, artigos e um balanço ´da história das Xornadas.
O desenho aqui postado é de Abranches, e foi retirado do seu blog.

3 comentários:

Anónimo disse...

Em relação ao Filipe Abranches não ter um único estilo, acho isso muito curioso, e desde já gostava de saber outras opiniões sobre esta particularidade. Pessoalmente sou da opinião que um estilo também se constrói e com muito trabalho.

Fica um Abraço
Jp

Pedro Moura disse...

A questão do estilo é uma das mais complexas, e também uma das que leva a mais mal-entendidos. Se quiseres, deixa-me um email e envio-te o texto que escrevi para a Amadora, onde vou um pouco mais longe sobre o aspecto de "camaleão" do Filipe Abranches (mas não esgoto - impossível! - o assunto).
Não penso que diria que um estilo se constrói, isto é, conscientemente, mas que é pelo esforço e trabalho contínuo que é inevitável que um autor vá ao encontro do seu estilo.
Obrigado e outro abraço,
Pedro

Anónimo disse...

govyqopavululugi@tempomail.fr

Obrigado por te disponibilizares a enviar o texto, terei todo o prazer de o ler.

Um Abraço
Jp