13 de novembro de 2015

Rodapé: 20-22 de Novembro.

Serve o presente post para anunciar que no próximo fim-de-semana de 20-22 de Novembro terá lugar a edição do encontro O que um livro pode, co-organizado pela Oficina do Cego, à qual pertencemos. Este ano os encontros terão lugar no edifício/projecto Rua das Gaivotas 6 (que é também, obviamente, o seu endereço) e são exclusivamente dedicados aos livros para a infância. Durante esses dias, haverá lançamentos de novos livros, conversas e mesas-redondas, apresentações breves, leituras e mostras, e uma feira de edição de livros para os putos (óptimo para Natais alternativos).

No âmbito desse encontro, terá lugar uma exposição ou mostra de ilustração para a infância, intitulada Rodapé, e que foi coordenada por nós, contando com trabalhos de Afonso Cruz, Ana Biscaia, André Letria, António Jorge Gonçalves, Bernardo de Carvalho, Catarina Sobral, Daniel Silvestre da Silva, Gonçalo Viana, João Fazenda, Madalena Moniz, Madalena Matoso, Marta Monteiro, Richard Câmara, Susa Monteiro e Yara Kono. Esta exposição tenta escapar da lógica "white cube" das exposições, e, utilizando meios muito simples e limitados, é pensada para os visitantes mais jovens. Para além das imagens expostas, a exposição conterá o "arquipélago do Faztu", constituído por quatro mesas-ilhas-atelier, nas quais os visitantes poderão encontrar objectos para desenhar, fazer postais, brincar, preencher paisagens, etc. numa relação interactiva com a criatividade de todos. Este arquipélago é coordenado por Alexandra Baudouin e por nós. É, portanto, uma óptima oportunidade para trazer os miúdos para um fim-de-semana fora de casa. 

Estamos ainda responsáveis por uma mesa-redonda que terá lugar no Domingo, dia 22, pelas 17h00, em torno dos processos de edição dos livros ilustrados infantis, moderando a conversa com André Letria, Catarina Sobral e José Oliveira. Esta conversa já é para os mais graúdos.

Aqui ficam os agradecimentos aos organizadores do evento pelo convite feito, a todos os artistas que responderam positivamente ao projecto e a toda a malta que ajudou. Até lá.


Sem comentários:

Enviar um comentário