31 de março de 2019

Colaboração: «Júlio Pomar, o 'Jogo da Cabra Sábia'»

Serve o presente post para dar conta da participação num volume de natureza académico, nascido de um seminário organizado pelo Centro de Estudos Comparatistas, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em torno da relação de Júlio Pomar com várias disciplinas artísticas. Coordenado pela Professora Doutora Kelly Basílio, e levado a cabo em 2014, levou algum tempo até se concretizar a publicação deste livro.

Colecciona uma série de textos por investigadores, professores catedráticos, e pensadores da arte. Uma companhia de peso para os nossos pobres argumentos. 

O nosso texto intitula-se «'Como é que ele tirou isto daquilo?' Ou, Júlio Pomar, Ilustrador». Através da análise próxima de alguns trabalhos de ilustração para livros de Alberto de Lacerda, Maria Velho da Costa, José Gomes Ferreira, e integrando-os na longa carreira pictórica e de desenho de Pomar, interrogamos não apenas os modos como este artista em particular traz autoridade à ilustração para além da sua natureza de "resposta" à coisa literária, como também como a própria ilustração merece uma atenção e instrumentos críticos próprios, não sendo uma disciplina menor, uma necessidade alimentícia, e muito menos "pecadilhos de juventude".

Júlio Pomar, o 'Jogo da Cabra Sábia' é publicado pela Húmus, 2019. 

Sem comentários: