3 de julho de 2004

Por sobre, na, pela, além e com a BD.


Sobre BD é, no que diz respeito ao tamanho, um pequeno livro, que reune textos do autor da incontornável bd A Última Grande Sala de Cinema (também pela sua editora Círculo), alguns desses já apresentados a público no blogue osonhodenewton.crimsonblog.com, e outros inéditos. À primeira vista, são pequenos textos sobre cinco obras de banda desenhada, sobre cinco textos de banda desenhada (um álbum, os comicbooks, os trade paperbacks ou os livros são apenas o seu suporte): o documental e pessoalíssimo Maus, de Art Spiegelman; a saga gótico-ambientalista do Swamp Thing (o Monstro do Pântano), de Alan Moore e sua equipa; a ficção biografia de Vicent & Van Gogh, de Gradimir Smudja; o labiríntico, a um só tempo, da saudade e da loucura, de Arkham Asylum, de Grant Morrison e Dave McKean; e o inefável aterrorizante de Uzumaki, do japonês Junji Ito.
No entanto, o tamanho do livro esconde uma profundidade inusitada na forma como se costuma falar da banda desenhada no nosso meio. São vários os esforços da parte de escritores, historiadores, investigadores, críticos, jornalistas e editores a caminharmos para um campo mais amplo e adequado de falar deste modo de expressão, e este título de ensaios de David Soares são um largo passo. Uso a palavra ensaio com toda a segurança, pois é disso que me parece que se trata. Não estamos perante textos de crítica ou análise, ou pelo menos de uma crítica estrutural da bd - como existe em autores como B. Peeters, T. Groensteen, J. Baetens, ou até mesmo S. McCloud - mas antes de leituras. Leituras eruditas, inteligentes, que cruzam uma série de saberes, desde a biologia, a matemática, a filosofia, a literatura comparada, a história, para poder melhor ler as bds em questão; não me parece que D. Soares esteja aqui defendendo uma tese, mas antes demonstra que a bd pode ser vista como uma expressão e um modo de ver (e construir) o mundo tão válida como outra qualquer. João Miguel Lameiras, que prefacia o volume, tem toda a razão quando afirma que “este livro não é só sobre bd, é muito mais que isso”. É antes um livro que parte da bd para mostrar algumas considerações de D. Soares sobre uma geral cultura. Assim aproxima-se de autores como, por exemplo, Donald Phelps (Reading The Funnies). Há como que uma polinização mútua entre as aproximações de saberes que o autor faz, de forma erudita, metódica e holística, sobretudo iluminadora para a bd, menos habituada a que lhe rendam esta homenagem.
No nosso panorama da edição de banda desenhada ou de textos relativos à mesma, seja nos círculos mais comerciais seja num âmbito mais associado aos fanzines, esta é uma edição nova, bem-vinda e até mesmo de orgulho, já que esta atitude de leitura nada tem de derivativo.
Sobre BD,David Soares.
Círculo de Abuso: Lisboa 2004. 91 págs., 15 Euros.
 Posted by Hello

Sem comentários: