15 de abril de 2008

Grupo de Leitura de Banda Desenhada na Bedeteca de Lisboa.

A Bedeteca de Lisboa deseja criar um um grupo de leitores de banda desenhada.
No próximo dia 19 dar-se-á início à primeira sessão, de 11, do Grupo de Leitura de Banda Desenhada na Bedeteca de Lisboa. Estando envolvido nesse projecto, deixo aqui a notícia. Quaisquer perguntas ou sugestões, estarei atento. O GLBD é uma actividade da Bedeteca de Lisboa, concebida em colaboração com Sara Figueiredo Costa e Pedro Moura, sendo este último o moderador de cada sessão. O objectivo principal deste GLBD é a partilha das leituras de um conjunto de títulos de banda desenhada. Este conjunto está seleccionado e será apresentado pelo moderador na primeira sessão, assim como a sua justificação e a metodologia de trabalho a seguir. Todavia, para que haja uma maior proximidade das expectativas e conhecimentos dos leitores, espera-se uma participação activa dos mesmos na primeira sessão a delinear toda a estratégia, admitindo-se a alteração dos títulos.A metodologia geral prevê a leitura de cada título antes da sessão correspondente, na qual será facultado apoio documental. Leitura entre pares, alargar os horizontes de leitura, aprender mais sobre o universo da banda desenhada são os objectivos desta iniciativa.As sessões decorrerão no auditório da Bedeteca de Lisboa, de 15 em 15 dias. A partir de Sábado, dia 19 de Abril, às 16h30. Seguem-se dias 3, 17 e 21 de Maio, 14 e 28 de Junho e 12 de Julho. As inscrições estão abertas a pessoas a partir dos 16 anos, sem qualquer outro tipo de limitação. Poderão ser feitas através de telefone (21 853 66 76), contactando-se Marcos Farrajota ou Ana Júdice, ou o email bedeteca@cm-lisboa.pt.
Nota após primeira reunião: ainda estarão abertas novas inscrições, mas as mesmas fechar-se-ão na próxima sessão, dia 3 de Maio, por razões de dinâmica de grupo (isto é, as sessões não são abertas avulsamente, mas apenas aos inscritos no início, podendo porém haver inscrições mais tardias: por favor, consultar site da Bedeteca). Estão desde já convidados à leitura do primeiro livro a juntarem-se á discussão.
A lista de leitura decidida pelo grupo inicial é a seguinte:
3 de Maio, A pior banda do mundo - O quiosque da utopia, José Carlos Fernandes
17 de Maio, Varlot Soldado, Jacques Tardi
31 de Maio, O diário de K., Filipe Abranches
14 de Junho, Mr Punch, Neil Gaiman, Dave McKean ou O Homem que Caminha, Jiro Taniguchi (a decidir)
28 de Junho, Salazar, agora na hora da sua morte, João Paulo Cotrim e Miguel Rocha
12 de Julho, Palestina, Joe Sacco
(admitem-se alterações por razões de força maior ou decisão atempada do grupo).

4 comentários:

Porfirio Silva disse...

Infelizmente não vou poder participar. Mas deixo uma sugestão de obra a considerar:
Apuleio, O Burro de Ouro; Manara, A Metamorfose de Lúcio

Pedro Moura disse...

Agradeço desde logo as sugestões. Há já uma lista preparada, exclente e equilibrada, pela Sara Figueiredo Costa, à qual fiz ligeiros "retoques". No entanto, será com o grupo de leitores efectivo que se farão as alterações pertinentes e chegarmos à lista final, que será depois aqui divulgada.
Como noutras ocasiões, a lista será feita a partir de um princípio de inclusividade pertinente, e não a partir de exclusões.
Um bem-haja,
Pedro Moura

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa! Gostaria imenso de participar um dia. Um abraço,

Marco

Geraldes Lino disse...

Porfírio Silva
Apesar de o seu blogue não ser dedicado em especial à BD, já viu que o incluí na categoria Blogues, sítios e portais portugueses com banda desenhada? Se ainda não viu, visite o meu blogue http://divulgandobd.blogspot.com
Gostaria que me deixasse algum contacto seu.
Saudações bedéfilas.