4 de dezembro de 2017

Colaboração em "Guimarães. Cidade visível".

Serve a presente mensagem para indicar que, no quadro da Bienal de Ilustração de Guimarães (a BIG), foi publicado na revista do município, a Guimarães. Cidade Visível no. 5 (Julho-Dezembro 2017), um pequeno texto meu que debate algumas ideias em torno da ilustração, suscitada pela própria bienal, as suas exposições e a oportunidade de coordenar o seu pequeno ciclo de palestras, A Teia da Ilustração.

Esse texto, "Ler com olhos de ver", repesca muitas das questões que fomos debatendo ao longo de anos neste mesmo espaço, ou na nossa actividade crítica e de docência, procurando um foco e concentração neste contexto mais específico. A revista é gratuita, mas a sua distribuição está limitada ao próprio município daquela cidade. Este número tem ainda o texto de comissariado e apresentação elaborado por Jorge Silva em torno do veterano da ilustração homenageado nesta primeira edição da BIG, Luís Filipe de Abreu, com algumas reproduções do seu magnífico trabalho.

[O editor, Paulo Pinto, disponibilizou o link para acesso digital à revista, aqui. Agradecido.]


Aproveitamos a oportunidade para recordar que no próximo Sábado, dia 9, pelas 15h, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, terá lugar a terceira e final palestra do ciclo, com o professor e artista Paul Hardman, em que discutiremos os contextos da criação e a flexibilidade de responder aos desafios múltiplos da ilustração. 

3 comentários:

Paulo Pinto disse...

Revista em versão PDF, em http://paulo-pinto.com/downloads/5GUIMARAES_WEB.pdf

Cumprimentos.

Pedro Moura disse...

Caríssimo Paulo Pinto,
Obrigado. Não sabia que a revista tinha uma versão online. Fico-lhe muito agradecido, tal qual como estou agradecido pelo convite feito por si e pela sua equipa.
Um bem-haja!
Pedro Moura

Paulo Pinto disse...

Caro Pedro Moura,

A existência de uma Bienal de Ilustração em Guimarães é algo que a cidade necessitava. Agradeço-vos o empenho e profissionalismo que colocaram na sua conceção. Um abraço e espero revê-lo em breve.