2 de julho de 2010

Café Falado: Banda Desenhada e Ilustração. CCVF, Guimarães. 6JUL2010

Por convite do Centro Cultural Vila Flor, na cidade de Guimarães, na próxima Terça-feira, dia 6 de Julho, pelas 21h30, participarei no "Café Falado", que se apresentam adiante. Esta presume-se ser uma das primeiras conversas sobre banda desenhada e/ou ilustração que decorrerão com regularidade nestes encontros, a par das outras áreas artísticas discutidas.
Da minha parte, tentarei encetar uma breve discussão sobre as formas como se pode hoje discutir a banda desenhada e a ilustração na cidade das artes e da cultura, procurando apontar às suas especificidades mas também que forças as ligam às outras áreas criativas. O autor convidado é o Miguel Rocha, que surge como um exemplo equilibrado entre uma pesquisa séria a nível gráfico e narrativo, mas com preocupações de legibilidade e comunicabilidade junto a um público potencialmente amplo.
Se estiverem na cidade ou perto, apareçam. Será um belo café (para mim, descafeinado, por causa das horas...).
"Café Falado A palavra enquanto matéria que dá forma às ideias.
Encontros semanais com o objectivo de estimular a criação e promover a reflexão do panorama sócio-cultural, tendo a palavra como ponto de partida para acções de debate sobre diversas temáticas contemporâneas (literatura, teatro, arquitectura, cinema, ilustração, etc)."
Nota: agradecimentos ao pessoal do CCVF, pelo convite, sobretudo Rui Torrinha.

1 comentário:

Sara Simões disse...

Olá, Pedro.

Estou a realizar um pequeno trabalho académico sobre o livro "Março" de Miguel Rocha (2001) e estou à procura de bibliografia sobre o autor. Será que me pode ajudar?

Já encontrei referências em:

Catálogo do 12 Festival Internacional de banda desenhada [cinemaanimação] Amadora 2001. Amadora: Câmara Municipal, 2001.

BOLÉO, João Paulo Paiva - Das conferências do casino à filosofia de ponta: percurso histórico da banda desenhada portuguesa. Lisboa: Bedeteca, 2000

DIAS, Alexandra - As pombinhas do senhor Leitão: ficção narrativa em banda desenhada. COTRIM, João Paulo (Editor) - Quadrado 04. Lisboa: Bedeteca, 2002

Se se lembrar de alguma fonte adicional - artigos, entrevistas, etc. - agradeço a dica! Obrigado!

Sara Simões
velhadaldeia(arroba)netcabo(ponto)pt