30 de agosto de 2006

Banda desenhada feminina no Courier International.


Existem outros canais de "divulgação" de banda desenhada bem mais competentes e felizes do que este vosso(pouco) humilde blog, mas de quando em vez surgem projectos cuja visibilidade não é de todo imediata, o que leva a estas breves notícias.
O Courier International é um jornal que dispensa apresentações, e muito menos comentários sobre o seu equilíbrio democrático de perspectivas sobre os assuntos do momento. Àparte o cabeçalho algo tolo da secção que equivale "banda desenhada" a "leitura de praia" e a dirigir-se aos autores como se ainda pensassem na banda desenhada como há umas belas décadas, o jornal passa a apresentar, desde o número da última semana de Agosto (73), quatro páginas inéditas de artistas mulheres de banda desenhada contemporânea.
A primeira escolha recai sobre Marjane Satrapi, apesar do compreensível ódio desta em relação à "ghettoização" no "mulherio", que apresenta curtas histórias com esta estranha personagem que aqui no cimo se apresenta (é mesmo um corte do jornal, e a tradução é da responsabilidade de Ana Cardoso Pires) . Antes da banda desenhada, apresenta-se um curto texto introdutório, sério, com afirmações de Satrapi muito contudentes e certeiras e iluminadoras da sua personalidade, como quando diz, em relação à preferência pelo desenho em relação a outras tecnologias - fala da adaptação de Persepolis à animação, mas estender-se-á a outros domínios - "O que a mão produz escapa ao tempo que passa".
Nota: agradecimentos a Cristina Henriques, que "fanou" este exemplar. Posted by Picasa

4 comentários:

Unknown disse...

Tudo bem? Estou de volta a este maravilhoso blog, que tanta coisa boa nos vai mostrando. Tenho uma dúvida que se aplica a vários posts que fazes, quase a todos, que é o pequenino símbolo do "picasa". Sempre que clico, e sublinho sempre, nesse quadarado aparece-me uma mensagem de erro dizendo que o URL não foi encontrado. Sabes o que posso fazer para evitar isto, já que parto do principio que existam imagens nesse link? Obrigado pelo tempo. Um abraço.

Pedro Moura disse...

Olá, Maurobindo...
Não, esse símbolo não é link para coisa nenhuma. Na verdade é só a marca do programa que utilizo para colocar as imagens no blog. Nem sei se deveria linkar directamente ao site da empresa ou não. Se calhar até o poderia apagar eu mesmo, mas não sou lá muito inteligente com tecnologias... Por isso, não te preocupes que não "está" lá nada. As imagens que se vêem são as que eu coloquei. Os links apenas existem no texto, umas vezes remetendos a textos anteriores, outras a sites ou blogs, etc.
Obrigado!
Pedro

Anónimo disse...

O seu blog não é humilde. É uma preciosidade na e para a comunidade culta de BD em Portugal.
Quem me dera ter tempo para escrever reviews de BD regularmente.
Um abraço e o meu (e de muitos, decerto) agradecimento.
Até devia ser pago, este Blog. Como muitos sítios web

Pedro Farinha Gomes

Unknown disse...

Ah... Está explicado o mistério do "picasa". Obrigado na mesma. Já agora, aproveito para subscrever o que foi dito no post anterior a este. Sem dúvida que deverias ser pago. E bem pago! Grande abraço pelo grande trabalho que prestas a toda uma comunidade enamorada da 9ªArte.