23 de maio de 2015

Colaboração no du9. Here, de Richard McGuire.


Serve o presente post para indicar que está disponível no du9, em francês e inglês, um pequeno ensaio sobre Here, de Richard McGuire, o corolário em forma de livro de um projecto que o autor tem revisitado de vários modos desde 1989, nas páginas da 2ª edição da Raw.

Se a história curta se tornou rapidamente um dos mais altos expoentes da abertura conceptual da banda desenhada, admirada pelos mais diversos autores, a sua extensão enquanto um livro levanta várias outras questões, não sendo a menor até que ponto um "exercício" pode ser revisitado e transformado. Um livro a um só tempo simples e complexo, leve e denso, linear e multidimensional, Here é um daqueles livros que raramente rasga as fronteiras deste território.

Poderão aceder ao texto aqui. Aproveitem para ler a entrevista conduzida por Xavier Guibert. 

Agradecimentos a Benoît Crucifix, pela troca de ideias e a tradução paciente.

5 comentários:

Isabelinho disse...

Parabéns, Pedro!

Isabelinho disse...

Já agora, gabo-te a coragem de escrever no mesmo site depois de uma crítica de Balthazar Kaplan ao mesmo livro :)

Pedro Moura disse...

Olá, Isabelinho. Obrigado. No entanto, o meu texto já estava escrito muito antes do do Kaplan ter sido colocado. A tradução para francês foi feita rapidamente, mas o Xavier (o editor) esteve tão ocupado que demorou mais de um mês a colocá-lo online, tendo aproveitado a entrevista. Mas há espaço para todos.
Tenho pena de não ter mais tempo e energia para escrever mais em inglês, mas vou canalizando as coisas para estes outros espaços. Aqui, vou ficando por coisas mais leves, de certa forma.
Abraços.
Pedro

Isabelinho disse...

Claro que há espaço para todos sobretudo quando se trata de um livro desta qualidade. No fundo o que fiz foi elogiar Balthazar Kaplan que admiro. Já agora presta atenção, se é que não o fizeste já, ao Pilau Dores. Ainda li muito pouco do que ele escreveu no Du9, mas pareceu-me interessante.

Isabelinho disse...

As minhas desculpas, é: Pilau Daures.