27 de junho de 2005

McSweeney's Quarterly Concern #13 (McSweeney's)


Não exageradamente diferente da Kramer's Ergot, A McSweeney's Quarterly Concern é uma belíssima publicação cuja história, autores publicados, e filosofia de vida apenas merece a máxima atenção e leitura. No site, http://www.mcsweeneys.net/, encontrarão sobejamente material a descobrir. Poderei definir esta como uma antologia que tenta dar recado de um certo tipo de escrita, independente e alternativa ao comercial, que se vai desenvolvendo na contemporaneidade norte-americana? Talvez, mas temo mesmo assim estar a ser redutor, para uma revista que já convidou os They Might Be Giants a "musicar" um dos seus números, e que convida vários escritores para editarem outras publicações (como Chabon para ficções de aventuras). Desta feita, convidaram Chris Ware para editar um número totalmente dedicado à arte que aqui se lê. Quase nenhum dos trabalhos é inédito e muitos até reunem episódios de séries cuja leitura integral é obrigatória para se compreenderem, como Black Hole de C. Burns ou Louis Riel de C. Brown.
Aqui se reunem os nomes mais sonantes de uma produção alternativa de banda desenhada norte-americana, de Crumb a Bayer, de Katchor a Tomine, passando por meio-desconhecidos como Richard McGuire, autor da espantosa e marcante bd Here, mas aqui com um fraco trabalho visual, a estudos/ensaios/curiosidades sobre autores clássicos, como Herriman e Schulz, e outros, mas também uma bd de Töpffer.
Todo o livro é um objecto magnífico, cujos detalhes servem todos à leitura e contemplação, como a capa que é na verdade um enorme poster-bd desdobrável com um "jogo" de Ware e, do outro lado, as biografias dos autores ilustrada com uma "mandala da História da bd" por Gary Panter. Ainda é acompanhado por dois livrinhos semi-independentes, uma King-Cat de Porcellino e uma francamente politizada bd de Ron Regé, Jr.
Nota: outra vez, a capa scanada não corresponde à "capa", mas a uma porção da capa exterior.
Posted by Hello

1 comentário:

andré lemos disse...

Quero observar este exemplar de perto!