10 de abril de 2005

Malus. Christopher Webster (Mmmnnnrrrg).


É preciso ter cuidado com a publicidade “enganosa” que se encontra na capa dos livros: auto-louvores, as mais das vezes, são sempre falhos. O facto de se apresentar Malus como “desafia[dor de] qualquer tipo de catalogação” é uma típica vontade de se fazer mais poderoso do que se é, como se se quisesse impedir à partida qualquer leitura externa. É o mesmo que dizer ser Christopher Webster um “independente” ou “underground” ou “alternativo”, e dizerem em seguida, “não é bem assim, não é só isso...”. Bom, meus amigos, já Wittgenstein disse tudo isto antes e em melhor estilo: quando falamos, utilizamos categorias, generalizações, palavras nem sempre bem empregues, e causamos mal-entendidos, e perante aquilo que não sabemos devemos manter-nos em silêncio. Mas o papel dos críticos é precisamente não se calarem, e continuarem a gastar palavras a ver se acertam nalgum sítio que valha a pena.
Sim, é verdade que ao ler Malus apetece fazer uma espécie de lista de compras de influências ao lado, vendo que elementos vêm de onde. Sim, é verdade que a opção por deixar a narrativa mais aberta que fechada (faltam “explicações”, “desenlace”, “moral”, “razão”, “causa”) coloca-o de imediato numa obra pouco convidativa a um público cerebralmente molenga. Sim, é verdade que o desenho de Webster pertence aos cultores de uma arte, não brut, mas de "gente bruta" mesmo. Não deixa, porém, de ser tudo isto muito justo no texto em que Malus consiste. Isto é, de uma capa à outra, tudo o que lá se encerra é coerente, é decisivo à linguagem própria que lhe pertence, como a qualquer boa banda desenhada.
Mas, afinal, de que trata esta esquisitice de livro? Perguntam bem, e a mim apetece-me responder, “De mal-entendidos, evidentemente!”.
(Mais uma vez, a mmmnnnrrrg aposta na bd mal-comportada, não fazendo concessões ao mercado e fazendo o que lhe dá na gana, gana que dá vontade de seguir. Não acham interessante que o único livro fora dos “mal-comportados” seja um livro de um workshop criativo com putos? Só não entende quem não quer...)Posted by Hello

Sem comentários: