Quinto episódio do pseudo-podcast de Gabriel Martins, André Oliveira e Pedro Moura. O tema, desta feita, é "TENSÃO". O livro de partida é o volume, já com algum sucesso crítico, de Nick Drnaso, "Sabrina" (Drawn and Quarterly: 2018; ed. portuguesa Porto: 2019). Um termo-chave e particularmente paradoxal neste drama contemporâneo...
Havia escrito sobre este livro aqui.
26 de maio de 2020
3 Graus de Carequice - Episódio 05: TENSÃO
Publicada por Pedro Moura à(s) 1:57 da tarde 0 comentários
Etiquetas: Portugal
8 de maio de 2020
«Para que serve?» Conversa com Madalena Matoso e José Maria Vieira Mendes (Planeta Tangerina)
Conversa com Madalena Matoso e José Maria Vieira Mendes, em torno do livro ilustrado para a infância, e todas as pessoas, "Para que serve?" (Planeta Tangerina 2020). Baseado numa conferência de Vieira Mendes no teatro Lu.ca, "Para que serve a cultura?" e fruto de uma densa colaboração com a ilustradora, arriscamo-nos a dizer que este é um livro muito filosófico e necessário para todos nós, pois coloca-nos uma questão, a qual, menos do que saber responder, temos de saber bem perguntar.
Nota final: agradecimentos à editora, pela oferta do livro.
Publicada por Pedro Moura à(s) 7:23 da tarde 1 comentários
Etiquetas: Ilustração, Portugal, Territórios contíguos
6 de maio de 2020
«Bestiário» #s 1 & 2.
Num momento em que a os editores, livrarias e todos os agentes associados à dita “indústria” do livro já lançam mãos de quaisquer bóias de salvamento das contínuas crises – económicas, de consumo, de confiança, educação, das plataformas digitais, alterações sociais e culturais, de sector, legislação e, mais recentemente, de saúde pública – é difícil encontrar uma solução que funcione como panaceia universal. Podemos estar no mesmo oceano de papel, mas as embarcações são bem distintas entre si, e as ondas levantam-se de maneira diferente, o marulhar afecta em variação. Uma opção, porém, se avizinha àqueles que ainda crêem no poderoso objecto que o livro é: fazê-los bem, fazê-los belos, fazê-los inteligentes. Entra a Bestiário. (Mais)
Publicada por Pedro Moura à(s) 9:06 da tarde 1 comentários
Etiquetas: Antologias, Portugal, Territórios contíguos