Numa outra colaboração, que tardou a parir mas é mais que bem-vinda, Nuno Pereira de Sousa, que tem no seu site bandasdesenhadas.com um dos mais informativos e polivalentes espaços dedicados a este disciplina no nosso país, aceitou um texto nosso para uma nova secção, mais académica ou ensaística, chamada RIBDA. Como o próprio administrador diz, seria tentativamente uma Revista Internacional de Banda Desenhada, Ilustração e Afins, mas neste momento manter-se-á como Rubrica.
Nesta primeira colaboração, analisamos o primeiro volume da edição "semi-crítica" do texto original d'As sete bolas de cristal, de Hergé. Escrito há um ano, entretanto já foi lançado o segundo volume, e que corrigiria um ponto ou dois, ou sobretudo ancoraria o propósito do projecto de Ph. Goddin. Estamos em crer que ainda farão sentido estas palavras, e que a leitura daquele livro recontextualiza a produção de um autor decisivo na construção da banda desenhada tal como a entendemos hoje em dia, para bem ou para mal.
Link directo, aqui. E agradecimentos a Nuno Pereira de Sousa, por tudo.
16 de agosto de 2015
Colaboração no RIDBA: La Malédiction de Rascar Capac, de Hergé, ed. por Philippe Goddin.
Publicada por Pedro Moura à(s) 2:32 da tarde
Etiquetas: Academia, Colaborações, França-Bélgica, Mainstream
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Olá, Pedro!
Tardou... Mas julgo que mantém o interesse com que foi escrito originalmente.
Obrigado pelas tuas palavras e pela tua colaboração. A rubrica/revista RIBDA torna o espaço ainda mais polivalente e vem recheada com algumas áreas que me são muito caras :-)
Abraço,
Nuno
Enviar um comentário