19 de dezembro de 2013

3 cursos do LEBD na Oficina do Cego.


Serve a presente mensagem para informar que já está disponível no blog da Oficina do Cego o plano formativo para o primeiro semestre de 2014.
No quadro dos vários cursos e workshots, o Laboratório de Estudos de Banda Desenhada (o nome de "pompa" do espaço que coordena as Conferências de Banda Desenhada em Portugal e este blog) terá três ofertas. Dois cursos cursos teóricos, de introdução à análise crítica, com "Como ler banda desenhada" e "Como ler ilustração", e outro mais alongado, sobre "Banda desenhada experimental".
Para mais informações, o programa (em breve), e modos de inscrição, consultem aqui.

2 comentários:

José Sá disse...

Olá Pedro,
Sou uma pessoa que lê mais ou menos um maço de banda desenhada por dia :-). Mas fi-lo sempre sozinho, sem qualquer orientação. A prática da leitura é um caminho árduo e que ajuda à escolha mais consciente dos livros, mas que que nem sempre leva à compreensão, como é o meu caso, de muitas das coisas que li.

Dos destinatários que apontas ao "Como ler a banda desenhada" serei o mais genérico, já que, com toda a honestidade, só me consigo enquadrar na categoria de adulto. Apesar disso prometo portar-me bem, estar calado e atento, se ainda houver vaga :-). Penso que a inscrição é através do mail da Oficina do Cego, certo?

O que quer isso dizer de "uma obra de banda desenhada... sem quaisquer limites"? Posso levar três listas telefónicas (a 2ª, 3ª e 4ª)?
Obrigado e Abraço
José

Pedro Moura disse...

Ha! Ha! Essa expressão é o máximo. Presumo assim que o médico me deveria aconselhar cortar o consumo diário de facto... Não é saudável.
Bom, a questão dos destinatários é apenas um aviso à navegação, mas está aberto a todos (adolescentes são bem-vindos, mas para crianças não funcionaria, claro). E o propósito é fazer uma primeira abordagem de análise à banda desenhada, não criar hierarquias de gosto. O programa estará disponível ainda este fim-de-semana, espero, e responderei por email pessoal à questão da inscrição. Quanto à escolha do livro, é para que as pessoas utilizem a "matéria dada" num exemplo que gostem. Listas telefónicas são bem vindas.
Até breve,
Pedro