26 de dezembro de 2021

Adeus, João Paulo Cotrim




O meu amigo João Paulo Cotrim morreu hoje. Pronto. Não há outra maneira de o dizer. É mesmo à bruta. Não éramos íntimos, mas éramos camaradas. E era como um primo mais velho, lá à frente, muito à frente, a chamar-nos e tínhamos de correr muito, que a passada dele era maior que a vida e a nossa, por mais que desejássemos, era sempre manca. Mas lá seguíamos.

O João Paulo é uma daquelas personagens, como algumas na minha vida, que me influenciou muito e a quem devo muito. Era um miúdo, a espreitar para dentro da casa da banda desenhada, e ele escancarou as portas. Escrevia eu umas resenhas curtas e tímidas, em revistas aqui e ali, e chamou-me para a "Quadrado". E desafiou: "escreve à larga". E escrevi, e como foi à larga! Nunca mais parei. Ultimamente, cruzávamo-nos ora no metro ora ao de longe, ia sabendo desta notícia e daquela, lia os livros editados por ele, lia-o (e sempre que leitura!), consultava-o, e ele acenava. Ultimamente, tenho escrito menos. O João Paulo Cotrim acena sempre, a chamar ao trabalho. Vou escrever mais, homem.

24 de dezembro de 2021

3 Graus de Carequice - Especial Natal 2021


A pedido de uma imensa multidão de fãs (na ordem do milheiro de centunas), eis um brevíssimo programa de desejos de um Feliz Natal, com algumas dicas das próximas leituras no calor da escalfeta, enquanto lá fora, tomba ligeiramente a água que estava presa nos telhados.

Resenha de "Bob Cuspe: Nós não gostamos de gente", de Cesar Cabral no IJOCA


Desde há muito que a nossa capacidade de produção crítica tem sofrido pela mudança de tarefas quotidianas. Quer neste espaço quer no blog em língua inglesa temos escrito muito pouco, tendo transitado mais para mini-resenhas no Twitter e concentrado algum dos esforço no projecto do vídeo/podcast 3 Graus de Carequice. Mas têm existido outros esforços, sobretudo na curadoria, autoria e em breve falar-se-á da monografia académica que sairá pela Leuven Unievrsity Press.

Entretanto, por desafio do International Journal of Comic Art, escrevemos uma leitura crítica, e apresentação ao público anglófono, do projecto do filme documentário em animação de volumes de Cesar Cabral sobre o grande Angeli, e a sua personagem gloriosa dos anos 1980, que tantos portugueses seguiram com regozijo, Bob Cuspe.

Podem lê-la, aqui.

Agradecimentos ao editor Mike Rhode pelo convite.

26 de novembro de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 51 - FILIPE ANDRADE


Neste novo episódio, focámo-nos num único ponto: o artista português Filipe Andrade. A propósito da leitura de The Many Deaths of Laila Starr, escrita por Ram V (Boom Studios: 2021), discutimos um pouco o percurso deste artista, as suas características mais prementes, a sua arte mais actual e criações, e a partir daí, muitas coisas paralelas...

18 de novembro de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 50 - AMIZADE


E pronto. Fazemos 50 an... programas. Desta feita, à pescadinha de rabo na boca, falamos da amizade, que é o que nos trouxe aqui. Partindo de "This One Summer", das primas Tamaki, para estudar esta relação/elo e diferenciando-o de outras emoções humanas, explorou-se mais o tema que textos, o que é muito certeiro. A acabámos com um Proust. Chama-se a isso callback e é de mestre.

20 de outubro de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 49 - COVIDAMENTO



Era inevitável. Não tivesse sido este mesmo programa fundado por ocasião de estarmos fechados nos respectivos quartos (ou despensas), teríamos de falar de toda a produção incitada pelo confinamento (de quem pôde!) durante da pandemia du jour. Outras virão, e talvez estejamos mais sensatos. E quietos.

8 de outubro de 2021

3 Graus de Carequice no Spotify



O podcast que Gabriel Martins, André Oliveira e eu próprio animamos, de forma irregular mas sensivelmente a cada semana, em torno de questões de banda desenhada, narrativa e outros bichos, passa agora a estar disponível em formato mp3 no Spotify. 

Podem encontrá-lo e seguirem aqui: 

https://open.spotify.com/show/1qDthfCueS26eGUYhRMqf9?si=J23UGYScSp2FJ1JotzKrYw&nd=1 

7 de outubro de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 48 - HORROR (na banda desenhada)


Na continuidade do episódio anterior, mantivemo-nos no tema do horror, mas desta vez acertando na banda desenhada. Ou falhando. Não estamos seguros. Esquecemo-nos de falar do horror na música, por isso usei o exemplo que me vem sempre à cabeça e me mete impressão ouvir às escuras: "Slaughter Zone Exit" do Buckethead, com um pouco do início e do fim. Não oiçam.

21 de setembro de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 47 - HORROR (no cinema)


Neste programa, resolvemos falar, sem rede, de alguns recentes filmes de terror, que se agregam entre si por temáticas, género e ambiente. Tensão, ambiente, psicológico, maravilhoso vs. fantástico, deu para discutir muita coisa, sem grande organização (como de costume). Enfim, mete medo ao susto.


10 de setembro de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 46 - DIVERSIDADE NA LEITURA


Este episódio partiu de interpretações diferentes do tema. A ideia era falar da importância de ler livros de géneros, estilos e abordagens diferentes, quer para a aprendizagem da história quer para o desenvolvimento dos próprios skills de criação, crítica, interpretação, etc. Ainda assim, vogou-se por alguns temas fundamentais sobre a percepção social da banda desenhada...


2 de setembro de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 45 - BD &/É LITERATURA(?)


Na retoma pós-Verão Covideiro, a falta de assunto e de leituras em dia leva-nos ao disparate "du jour". Na onda de discussões alhures, também nós metemos a colher na discussão sobre o terreno baldio que fica ali nas costas da literatura a caminho da banda desenhada. Conclusões? Mas isto é o quê? Alguém está aí?

28 de julho de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 44 - EXPERIÊNCIA PERVERTIDA


Este novo episódio foi mais uma vez concentrado na leitura de um título: A Child's Life, de Phoebe Gloeckner (Frog, 1998; ed. rev.), que reúne várias histórias curtas, discutivelmente autobiográficas, sobre os traumáticos episódios do abuso sexual que a autora terá sofrido na adolescência de um adulto próximo... Focámos sobretudo nos mecanismos (apetece dizer "típicos") das narrativas do trauma, questões em torno da obra da autora, um corpus maior de obras similares ou irmanáveis. Matéria dura, difícil e friável, mas lá navegámos...

21 de julho de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 43 - THE ART OF CHARLIE CHAN HOCK CHY


Uma conversa estimulada pelo livro de Sonny Liew, "The Art of Charlie Chan Hock Chye" (Epigram, 2015), uma espécie de biografia de um autor ficcional de banda desenhada de Singapura, e que permite, a um só tempo, considerações sobre a cultura política dessa nação e uma memória da banda desenhada. Como sempre, falou-se de tudo menos de coisas interessantes. Enfim, para isto não há vacina.

7 de julho de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 42 - HE-MAN & MOTU


Neste episódio, fomos limpar o pó às prateleiras e sótãos, para falar de uma série que nasceu de bonecos de plástico articulados: o He-Man e os Masters of the Universe da Mattel para discutir de tudo um pouco, sob o tema/ângulo: «Worldbuilding com bonecos em categorias pré-estabelecidas segundo linhas genéricas maniqueístas, o esforço de corrigir as story lines em improviso durante a produção e a liberdade epistemológica e hermenêutica inerentes à actividade lúdica infantil.» Ufa. E mesmo assim, não falamos de tudo. Valeu a pena? Temos o poder!

19 de junho de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 41 - LIVRE


Neste episódio, resolvemos ler o recente e imenso volume "Monsters" do mestre septuagenário Barry Windsor-Smith (Fantagraphics, 2021). A leitura era livre, tanto quanto o sonho do seu protagonista. Discutiram-se muitas das dimensões do livro, tentando compreender o que mostrar das suas forças e das suas fraquezas... Titubeiam as pernas, mesmo sentados.

2 de junho de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 40 - ONDE ESTÁS?


A ideia era discutir o filme "Velocipastor" (real. Brendan Steere, 2018), mas infelizmente não tínhamos a capacidade para analisar a cinematografia desse projecto. Por isso, escolhemos um filme de Domingo à tarde, com "The Father" (real. Florian Zeller, 2020), para discorrer sobre a demência, a velhice, o fim, a individualidade, e muitos outros filmes e livros à mistura. A que conclusão chegámos? Não me lembro.

26 de maio de 2021

Estado da Arte: diálogo com Domingos Isabelinho (dir. Os Positivos)



O autor de Os Positivos desafiou o crítico Domingos Isabelinho, com quem aprendemos alguns dos primeiros passos, e a mim próprio, para encetarmos num diálogo privado durante um tempo determinado, através das mensagens privadas do Twitter, para discorrer sobre algumas questões velhas e jamais resolvidas em torno do "estado da arte" da banda desenhada contemporânea. Uma tremenda questão, assinaladamente hercúlea para resolver dessa maneira. Pois bem, tentou-se. Revisitaram-se territórios, simplificaram-se caminhos, avançou-se alguma coisa.

Querem ler? Aqui.

3 Graus de Carequice - Episódio 39 - DESVIO DE FOCO


Neste programa, lemos em conjunto "Prince of Cats", de Ronald Wimberly (Vertigo, 2021), uma espécie de adaptação do "Romeu e Julieta" por via de uma Brooklyn com samurais hip-hop ca. 1980. Entrámos numa conversa relativamente livre em torno de versões e adaptações de clássicos, fomentando o DESVIO DE FOCO, já que este livro tem como protagonista Tybalt/Teobaldo, e não propriamente o famoso casal, ao som de deep cutz e beats. Depois, como manda a tradição carecóide, tergiversou-se em muitas direcções... Anda tudo cansado!

17 de maio de 2021

Lucy Sullivan on «Barking» - Tinta nos Nervos Talk


Uma conversa com Lucy Sullivan, autora de "Barking", um livro intenso sobre saúde mental e individualismo, num tempo de conformismo biopolítico. 

13 de maio de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 38 - OS PECADOS DOS PAIS


Este programa concentrou-se num só livro, magnífico a nosso ver: "Blue in Green", de Ram V e Anand RK (Image 2020), sob o tema de OS PECADOS DOS PAIS. O foco manteve-se, aleluia, mas houve distracções de outros quadrantes.

3 de maio de 2021

Conferência "De la bulle à lécran"


Por convite da Medieteca do Instituto França em Portugal, em cooperação com a Tinta nos Nervos, estive a falar durante uma hora numa espécie de "seminário por zoom" sobre banda desenhada e cinema no espaço francófono. Naturalmente que foi um passeio superficial, mais de estabelecer contornos e processos para pensar do que um chorrilho de enciclopédias ou listas. Obrigado pelo convite dos primeiros e a atenção dos vindouros.

13 de abril de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 36 - PERSONAGEM/EVOLUÇÃO 1


O tema deste programa com Gabriel Martins e André Oliveira era a ideia as evoluções, desenvolvimentos e usos de uma personagem, e como isso reflectiria as suas transformações. A eleição da figura do Tintin de Hergé "assaltou" o tema, e ficámos numa discussão mais atreita e, até, agreste e combativa, como se pede em ideias fortes. Talvez ao tema regressemos. Aguentem.

6 de abril de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 35 - COR


O tema deste novo programa (depois de um lapso) é a "COR", tema complexo de múltiplas dimensões, sobre a qual não deixámos de apenas cocegar pela superfície. Melhores dias virão... Mentira, com estes, não passa da cepa torta.

10 de março de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 34 VERSIONAR


Neste programa, lemos as várias antologias que foram lançadas entre 2009 e 2011, assinalando os 50 anos da Mauricio de Sousa Produções, em que se convidavam vários artistas brasileiros, de entre jovens a veteranos, da casa ou não, a criarem histórias e imagens em versões pessoais de todas as personagens dos universos narrativos daquele famoso autor. Por "VERSIONAR" entendemos uma leitura multifacetada dos vários gestos possíveis nestas circunstâncias. Bónus: é curto.

Havia escrito uma introdução a estas publicações, aqui, e uma resenha delas todas, aqui.

4 de março de 2021

Participação nos «5 Minutos de Desenho»: vídeo


Tive o privilégio de ser convidado pelo Grupo de Investigação em Desenho, coordenado pelo insigne Manuel San-Payo
, grupo da FBAUL, que tem organizado os encontros online «Cinco minutos de desenho». Em primeiro lugar, criámos uma espécie de statement sob a forma de um vídeo de 5 minutos, já disponível. Seguir-se-á uma conversa no próximo dia 11 de Março, a partir das 14h, num directo via Instagram da FBAUL, e que depois ficará publicado. É uma honra, e tentei organizar algumas das preocupações recorrentes no meu trabalho enquanto crítico e docente, se não enquanto "praticante" por procuração.
Link: https://www.instagram.com/tv/CL_Up37nlYz/?utm_source=ig_web_copy_link

Imagem: Henry McCausland - Eight-lane Runaways.

28 de fevereiro de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 33 COMPOSIÇÃO


Regressando um pouco à forma original, André Oliveira, Gabriel Martins e este vosso criado tentam eleger um foco específico em torno de uma obra lida em comum: esta é "Mensur", de Rafael Coutinho (Companhia das Letras/Polvo), aquele é "COMPOSIÇÃO". Mas descamba-se depressa. A sorte é ser (mais) curto.

20 de fevereiro de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 32 Posy Simmonds e a multimodalidade



Gabriel Martins, André Oliveira e Pedro Moura re/leram as três mais famosas "novelas" gráficas da autora britânica Posy Simmonds, a qual emprega toda uma variedade de textualidades ou modalidades nas histórias - recortes de notícias de jornal, artigos de revista, páginas de diários, receitas, fotografias - para tecer comentários sobre relações humanas e as hierarquizações sociais da sua cultura. Uma conversa amena, a tentar recuperar de um hiato sem razão, a não ser a falta de energia destes tempos.

31 de janeiro de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 31 WandaVision.


Gabriel Martins, André Oliveira e Pedro Moura venderam a alma ao diabo (muito barato) no trigésimo-primeiro programa, dedicando-se a discutir a série "WandaVision", do canal DisneyPlus. Focamo-nos na ideia de narrativas feitas de elementos recombináveis e na metatexualidade e materialidade desta série, relativamente original no seio das produções do MCU. Não correu mal, mas não nos lembrámos do termo técnico "RBG".

24 de janeiro de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 30: JOE SACCO.


Gabriel Martins, André Oliveira e Pedro Moura juntam-se novamente no trigésimo programa. Desta vez, a conversa centrou-se na obra de reportagem gráfica de Joe Sacco, vogando pelos seus múltiplos e excelentes livros, para compreender algumas linhas de força. Foi muito mais sério, mas no fim aparvalhou-se. Como é normal.

16 de janeiro de 2021

3 Graus de Carequice - Episódio 29: VIAJAR NO TEMPO.


No vigésimo-nono programa, e primeiro de 2021, com Gabriel Martins, André Oliveira e Pedro Moura, leu-se "I Killed Adolf Hitler" do autor norueguês Jason (Fantagraphics: 2007). O tema, talvez demasiado vasto e com inúmeras ramificações e cruzamentos, foi "VIAJAR NO TEMPO", mas tentámos manter um rumo, mínimo. Conseguimos? Voltem atrás para confirmar.