6 de agosto de 2018

Artigo em «Comics Memory. Archives and Styles»

Serve este post para informar que foi publicado um artigo nosso, intitulado "The Ever-Shifting Wall: Edmond Baudoin and the “Continuous Poem” of Autobiography", num volume acabado de editar, a saber, Comics Memory. Archives and Styles.

Este volume pertence à série Palgrave Studies in Comics and Graphic Novels, que se tem tornado uma das mais prestigiadas plataformas académicas especializadas de livros em torno de Estudos de Banda Desenhada, juntamente com as "presses" das universidades do Mississippi, Rutgers, Leuven, entre outras, pelo que é uma tremenda honra estar na companhia destes nomes e trabalhos.

Este livro reúne as comunicações e artigos apresentados na conferência "Comics and Memory", que teve lugar em Ghent em Abril de 2017, organizada pelos investigadores Maaheen Ahmed e Benoît Crucifix, que depois fizeram o papel de editores deste volume, melhorando (em muito) o nosso próprio trabalho. O nosso estudo centra-se na obra (quase completa) do mestre francês Edmond Baudoin, focando as estratégias visuais e textuais que ele explora de forma a reelaborar episódios antes apresentados em novos modos. Leitores deste espaço reconhecerão muitos dos temas ensaiados ao longo da nossa abordagem da produção desse autor, que estão neste novo texto reorganizados e apresentados num enquadramento mais teórico e académico.

Dessa feita, reconhecerão muitos dos tropos do ensaio, nomeadamente a consideração da obra de Baudoin como um "poema contínuo" (expressão decalcada de Herberto Helder), que nos poderá ajudar a reconsiderar muitos dos seus trabalhos, inclusive aqueles que, à partida e a uma primeira abordagem, seriam tão-somente "ficção de género" em colaboração ou "adaptações literárias", etc., como parte integrante de um projecto globalmente autobiográfico. Depois, isto terá implicações em questões como a do próprio género da autobiografia (na banda desenhada, mas não apenas), a da representação do corpo, estruturação narrativa da memória, etc.

O livro estará disponível em formato de papel, mas encontra-se já em circulação nas bases de dados académicas, ainda que, infelizmente, esbarrando nas típicas paywall proibitivas deste tipo de textos. Link aqui.

1 comentário:

Isabelinho disse...

Parabéns, Pedro!