2 de março de 2011

Participação em questionário/investigação da Manga Network

[descontinuado]
Caros leitores e visitantes do blog LERBD,

No seguimento do nosso contacto com o professor Marco Pellitteri, o investigador e sociólogo italiano que escreveu o fabuloso estudo The Dragon and the Dazzle, sobre o qual se falou aqui,
encontramo-nos presentemente a tentar contribuir para um estudo a nível europeu sobre a percepção do Japão, da sua cultura e sobretudo sobre a mangá (banda desenhada) desse país. Trata-se de um estudo pelo grupo Manga Network, ao qual Pellitteri pertence e que é dirigido por Jean-Marie Bouissou. Os documentos disponibilizados abaixo têm uma pequena introdução explicativa.
É com esse fim que traduzimos e disponibilizamos aqui dois questionários sobre este mesmo assunto, e gostaríamos de pedir a vossa colaboração, não só tomando parte do público participante deste inquérito, como ainda servindo de mediadores para os fazerem chegar a mais pessoas se vos for possível. Pedimo-vos, conforme os casos e possibilidades, que os passem a familiares (pais e filhos), colegas, alunos, etc.
Uma vez que utilizam a internet (duh!), disponibilizamos apenas os questionários em formato Word, que devem ser preenchidos electronicamente e remetidos de novo à nossa morada electrónica (indicada no próprio questionário).
Existe um questionário de 12 páginas para leitores de mangá e um outro de apenas 5 para pessoas que não lêem mangá. Ambos os alvos são importantes para a construção do retrato sociológico pretendido. O primeiro demora cerca de 6 minutos a ser preenchido, o segundo cerca de 2. Todavia, convidamo-vos a responder com calma e de um modo directo. Todos os resultados são confidenciais.
É muito importante que consigam chegar igualmente a não-leitores de banda desenhada japonesa (ou qualquer outra até). Essas pessoas terão eventualmente mais resistência em participar, mas insistam na medida do possível, pois é importante para criar uma massa de rigor e valor sociológico.
QUESTIONÁRIO PARA LEITORES DE MANGÁ, [não-disponível].
QUESTIONÁRIO PARA NÃO-LEITORES DE MANGÁ, [não-disponível].
Agradecendo desde já a vossa atenção e participação, esperamos receber feedback vosso na maior brevidade possível.
Com os melhores agradecimentos,
Pedro Moura
Nota: imagem... Naruto!

7 comentários:

Unknown disse...

Já preenchi o inquérito... Qual é que é o mail para enviar? :/

Pedro Moura disse...

O email está indicado no interior do documento. Seja como for, é pedrovmoura ARROBA gmail PONTO com
Obrigado!
Pedro

Unknown disse...

Tens razão... Nem reparei! Já enviei ;)

Anónimo disse...

Talvez fosse importante garantir o anonimato, donde um link
para uma página web que pudesse receber esta informação seria mais
adequado.

Certamente potenciaria o número de replies junto do grupo de pessoas
mais technology-privacy savvy...

Pedro Moura disse...

Caro Anónimo,
Acredito que sim, mas eu próprio não saberia sequer como colocar um documento desses online. A forma como o proporciono é a mais simples. Seja como for, depois de os receber, apenas os numero e depois de juntos, enviá-los-ei ao grupo europeu. Não os utilizarei com qualquer outro fim.
Se me quiser apoiar neste gesto e ajudar a fazer essa solução que apresenta, aceitá-la-ei de bom grado e com prazer desde já. Mas não conseguirei alterar a forma da participação por mim mesmo.
Obrigado,
Pedro Moura

Anónimo disse...

talvez este link possa ser útil: http://www.questionpro.com/akira/showSurveyLibrary.do?surveyID=213&mode=2

ded

Pedro Moura disse...

Agradeço a ajuda e ideia, mas não sendo uma pessoa muito apta a estas coisas, e querendo apenas contribuir de um modo simples mas decisivo à entrada de Portugal neste retrato europeu, não poderei fazer - para já - as coisas de modo diferente como estão agora garantidas. Se serve de alguma coisa, eu garantirei o anonimato de quem participa, na medida em que todos os inquéritos que recebo serão enviados por mim, sem endereços originais (salvo quem preencher a última parte dos questionários).
Obrigado,
Pedro Moura