29 de dezembro de 2015

Amanhã: participação no "Sociedade Civil" (RTP2)


Serve o presente post para indicar que amanhã, pelas 14h, na RTP2, será transmitido o programa Sociedade Civil, com apresentação e moderação de Luís de Castro, dedicado à banda desenhada. São convidados o autor António Jorge Gonçalves e este vosso criado, num bad beard day. Para quem não nos conhece, somos o que faz cosplay de Haddock.

Estará presente ainda uma jovem artista, Sofia Telo, a desenhar todo o espaço do programa. 

A conversa é amena, vogando águas calmas e consabidas, mas lá se tentam algumas ondas diferentes. Esperemos que abra um pouco o panorama aos que não acompanham este território...

Para quem não tiver oportunidade, sempre há o podcast no site da RTP ou na página do programa no Facebook.

Um obrigado a toda a equipa de produção e um particular voto de boa sorte à Sofia!

3 comentários:

José Sá disse...

Olá Pedro,
Cosplay do Haddock? Por acaso vais praguejar o programa inteiro? Cuidado que é logo a seguir ao almoço. Deixo-te o desafio habitual que se faz a quem vai falar na tv de tentares dizer uma expressão impossível de encaixar durante as tuas intervenções no debate: pode ser "doença sexualmente transmissível"? Não vale a abreviatura ;-).
Mais a sério, era bom ver esta nova direcção de programação da RTP, agora que tem lá um coleccionador (e autor de BD próximo do teu companheiro de debate), permitir novamente a entrada a projectos de divulgação de BD, a exemplo dos que fizeste no passado (não chegaste a disponibilizar a totalidade dos episódios, pois não?). Um debate é bom, mas um programa regular no canal 2, tipo "A Circularidade da Quadrícula", é pedir de mais, não é? E aí terias de passar a ser o Cosplay do Pacheco Pereira :-DD
Abraço
José

Pedro Moura disse...

O programa foi gravado na semana passada, não é em directo. Quanto à hipótese de retomar um programa sobre banda desenhada, isso foi debatido, e fiz mesmo o desafio ao programa em encarar os autores de banda desenhada como autores tout court, dispostos a falar da sua obra. O moderador, por sua vez, perguntou se haveria vontade de fazer outro "Verbd". Claro que há, mas não posso fazer-me convidado... ou posso?
Quanto ao novo cosplay, só se puder exercer o meu direito de carregar no gatilho de uma Kalashnikov.
Bom ano!
pedro

José Sá disse...

Quanto à kalashnikova (de Kalashnikov, um verdadeiro macho russo responsável pela destruição de milhares de corações :-), acho essa coisa de exibir armas de repetição maciça uma prerrogativa da direita conservadora mais afiliada à NRA e à originalidade da democracia norte-americana e, sendo assim, retiro o que disse e passa a ser "O Eixo do Maus" com cosplay do Daniel Oliveira.
Quanto ao fazeres-te convidado para um novo programa, nem estou a ver outra maneira. Achei excelentes as sugestões que fizeste de normalização da fruição burguesa da bd e isso, como bem dizes, passa por dar direitos de presença de apresentação de obras de bd nos mesmos espaços que as outras formas de expressão artística. E também não faria mal nenhum que alguns desses comentadores televisivos que tantos livros recomendam se lembrem regularmente de o fazer com os livros de bd editados em Portugal, mas nas ocasiões raras em que algum se lembra, dá-me sempre a sensação de estar a recomendar por interposta pessoa.
Bom ano e "no pares, sigue, sigue".
José